Sobre Nós

Saiba mais sobre a AgroBrasConsult

No atual contexto, de crescente disputa por espaço nos mercados relacionados ao agronegócio, as empresas brasileiras devem adotar estratégias que lhes proporcionem vantagens competitivas, baseando-se em pesquisas de mercado, estudos, análises e projeções que lhes permitam:

• Identificar oportunidades de crescimento ou de novos negócios no mercado internacional de commodities agrícolas.
• Analisar as opções estratégicas dos principais fornecedores de insumos ao mercado brasileiro, seja para levar em consideração essas opções, na hora de definir suas próprias estratégias de fornecimento dentro do país, ou para buscar possíveis parceiros entre esses operadores internacionais.
• Antecipar-se a fatores desfavoráveis ou a possíveis ameaças que o mercado possa apresentar, de modo a evitar impactos negativos em suas atividades.

Quem somos?

A AgroBrasConsult é uma empresa brasileira especializada na prestação de serviços de consultoria e assessoria a operadores das cadeias produtivas do setor agrícola nacional, interessados em identificar novos negócios e em definir estratégias para conquistar ou ampliar seu espaço no mercado internacional de commodities agrícolas. A empresa atende também a operadores estrangeiros – fornecedores de insumos agrícolas – interessados em abrir ou ampliar seu espaço no Brasil, ou que buscam firmar parcerias comerciais com profissionais e empresas brasileiras. Com escritórios estabelecidos em São Paulo e em Campinas, a empresa foi criada em 2008 por Jean-Yves Carfantan e Márcia Dietrich.

Economista, pós-graduado em comércio internacional de produtos agrícolas, o consultor sênior Jean-Yves Carfantan foi, durante 25 anos, professor e pesquisador na ESA (Escola Superior Agrícola) de Angers (França). Desde 1990 vem atuando no Brasil, como consultor, conduzindo pesquisas e estudos, ministrando palestras e seminários sobre vários temas relacionados aos mercados e cadeias produtivas dos principais produtos do agronegócio brasileiro. Fluente em inglês, francês e português, Carfantan é autor de diversos livros sobre comércio agrícola e globalização. Desde 1994 faz parte do comitê de redação do relatório anual CYCLOPE, que aborda a conjuntura dos mercados internacionais de commodities agrícolas e de outros vários segmentos (minérios, metais, petróleo, etc). Ele integra ainda, o comitê consultivo (advisory board) do Global Food Security Forum (GFSF) cuja edição inaugural aconteceu em março de 2012, no Marrocos, e que se repetirá anualmente, patrocinado pelo Grupo OCP, empresa marroquina líder global no setor de fertilizantes fosfatados.

A jornalista Márcia Dietrich, tem uma longa trajetória de colaboração em veículos de comunicação do agronegócio nacional. Entre 2004 e 2009 atuou, em especial, no Estado do Mato Grosso do Sul, onde publicou a Lida AgroRevista, veículo que se tornou uma importante fonte de informação para produtores e profissionais da região. Nesse período integrou também a equipe de assessoria de comunicação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), experiência que lhe permitiu formar uma rede de contatos em empresas e entidades de diversos segmentos do agronegócio nacional, nos principais estados que se destacam na produção agropecuária.

Nos últimos anos, os sócios-fundadores da AgroBrasConsult têm se dedicado a fornecer a seus clientes, estudos, análises e projeções, sobre diversos aspectos das cadeias produtivas de soja, milho, algodão, cana-de açúcar, café, eucalipto; antecipando, por exemplo, os fatores que podem determinar o crescimento ou recuo das áreas de plantio; as mudanças no consumo de fertilizantes e defensivos agrícolas por essas culturas; possíveis melhorias na infra-estrutura ferroviária e portuária no Brasil e os impactos positivos dessas melhorias; o significado para o mercado de insumos agrícolas do avanço da agricultura sobre as áreas de pastagens degradadas, entre outros assuntos.